Este ano, a vida da Mari jornalista está uma doideira: eu e a Carol estamos escrevendo nosso primeiro livro juntas e eu, Mari, escrevi meu primeiro e-book.
Além de participar da cobertura da ExpoLondrina em abril e contribuir com textos para a Revista da Explondrina 2025, acompanhei a sexta edição do Fórum do Agronegócio, realizado pela Sociedade Rural do Paraná em setembro, no Parque Ney Braga Eventos. Minha tarefa era ouvir as palestras e produzir um e-book com os insights do evento, que reuniu diversas lideranças do setor.
Foi uma experiência desafiadora porque eu precisei retomar minha agilidade dos tempos de repórter para anotar as falas enquanto ouvia os convidados explicarem temas muito interessantes. Isso porque enquanto anotava, eu já pensava na edição final do material. Entre os assuntos, geopolítica e transição energética até bioeconomia, sustentabilidade e legado. E deu tudo certo. Poucos dias depois do fórum, enviei os textos para a equipe de assessoria de comunicação da Rural para a diagramação e agora tenho meu primeiro e-book para compartilhar com meus leitores.
Já escrevi muitas grandes reportagens nos 14 anos de Folha de Londrina e muitos perfis interessantes para a coluna Bocado de Histórias da Rede Lume por três anos. Também aprendi a organizar lives, gravar podcasts, produzir artigos otimizados em SEO para sites, pensar estratégias para as redes socias de pequenos, médios e grandes clientes e trabalhar como assessora de imprensa pela Infinita Escrita há três anos, ao lado da Carol.
Só posso agradecer pelas oportunidades que têm me permitido exercer minha profissão há 24 anos. Escutar e escrever é o que faço de melhor e estou orgulhosa por ter me reencontrado com essas habilidades e ainda poder dizer: “sou jornalista”.
(Por Mariana Guerin)
