Você está visualizando atualmente A importância da escuta ativa

A importância da escuta ativa

Uma das principais qualidades de um comunicador é saber escutar. Mais do que saber fazer perguntas inteligentes, simplesmente ouvir com atenção o que o outro tem a dizer pode render ótimos insights ao produtor de conteúdo.

E a escuta passa por diversas etapas até torna-se ativa e assertiva. É preciso conversar abertamente com o cliente para entender bem o seu perfil e como se dará a coleta de informações. 

Existem clientes mais práticos e outros detalhistas. Por isso, prestar atenção na maneira como ele se comunica é o primeiro passo para entender como ele pensa.

Nas interações seguintes, é possível apurar ainda mais o perfil e projetar como o cliente deseja ser reconhecido. E a partir daí, construir a estratégia de conteúdo ideal.

A Infinita Escrita é especialista em construir estratégias de comunicação para além do texto: às vezes, uma reunião não rende a pauta previamente sugerida, mas direciona o planejamento de outros temas que nem foram citados na conversa inicial.

Escutar ativamente é um processo que requer disposição e confiança mútua: o cliente precisa sentir-se acolhido para revelar todo o seu conhecimento e o produtor de conteúdo precisa ser atencioso para saber fazer as perguntas certas na hora certa. 

E a escuta não está apenas nas reuniões de pauta: ela está nas mensagens trocadas nos grupos de WhatsApp, está nas respostas assertivas e rápidas, respeitando os prazos, está na organização da agenda, nas postagens compartilhadas, enfim, a escuta ativa está em tudo e pode deixar qualquer relacionamento muito melhor, no trabalho e na vida.

(Por Mariana Guerin)

Deixe um comentário